Turbina Pelton
Alunos do 4° Período do Curso Técnico em Eletrotécnica - Noturno
Prof.: Dr. Eng. Kléber Souza
Turbinas Pelton
Abril/2011.
Índice
1.0 – Introdução;
Um pouco sobre Turbinas;
Funcionamento de uma Usina Hidrelétrica;
2.0 - Turbinas Pelton;
Partes que compõe essa Turbina;
Funcionamento;
Vantagens;
Desvantagens;
Aplicações;
3.0 – Conclusão;
4.0 - Blibiografia;
1.0 - Introdução
Este Relatório foi elaborado em virtude de um estudo realizado sobre a turbina Pelton, extraídos de sites na internet, visando adquirir conhecimentos sobre o Sistema de Geração Hidrelétrico brasileiro, seu funcionamento, bem como conhecer as características, vantagens, desvantagens, aplicações e tudo que estiver relacionado especificamente sobre a Turbina Pelton e como complemento as outras (Francis, Kaplan, Bulbo e Hélice).
Vale lembrar que desde a invenção da primeira máquina (na Revolução Industrial, a máquina a vapor) a importância das máquinas na vida da sociedade vem crescendo bruscamente. Aumentando a produção nas indústrias e realizando tarefas cada vez mais complexas e com mais eficiência, que antes eram realizadas por pessoas. Entre essas estão também as máquinas hidráulicas motrizes (máquinas primárias) ou turbinas assim mais conhecidas, que tem por finalidade fornecer energia mecânica para ser transformada em energia elétricas, encontradas nas usinas hidrelétricas, vamos conhecer uma delas, a Pelton.
Um pouco sobre Turbinas
As turbinas são máquinas primárias que têm por missão converter a energia (potencial gravitacional e/ou cinética) armazenada na água ou em qualquer outro fluído em energia mecânica. Apresentam diversos tipos, entre as mais populares estão, Pelton, Francis, Kaplan, Bulbo e Hélice. As turbinas hidráulicas podem ser classificadas em turbinas de ação (funcionam ao ar livre, a velocidade do fluxo de