trabalho de lab fluidos
1- Objetivo
3
2- Resumo Bibliográfico
2.1- Turbinas Pelton
2.2- Turbinas Francis
2.3- Turbinas de Sifão (Kaplan)
2.4- Turbinas Bulbo
2.5- Outros tipos de Turbinas
2.6- Critérios para seleção de Turbinas Hidráulicas
3
3
5
6
7
8
9
3- Modelo de bancada para experimentos
10
4- Bibliografia
11
1
2
1- Objetivo:
Este relatório tem como objetivo apresentar como é o funcionamento dos vários tipos de turbinas hidráulicas. Apesar de não apresentar na prática pelo fato de o laboratório da universidade não ter o equipamento adequado, segue-se a pesquisa em forma de resumo.
2- Resumo Bibliográfico:
As turbinas hidráulicas são projetadas para transformar a energia mecânica (a energia de pressão e a energia cinética) de um fluxo de água, em potência de eixo.
Atualmente são mais encontradas em usinas hidrelétricas, onde são acopladas a um gerador elétrico, o qual é conectado à rede de energia. Contudo também podem ser usadas para geração de energia em pequena escala, para as comunidades isoladas.
Existem dois tipos de turbinas hidráulicas pelo seu funcionamento: as de ação e as de reação. Na primeira a energia hidráulica disponível é transformada em energia cinética para, depois de incidir nas pás do rotor, transformar-se em mecânica: tudo isto ocorre a pressão atmosférica. Já na turbina de reação, o rotor é completamente submergido na água, com o escoamento da água ocorre uma diminuição de pressão e de velocidade entre a entrada e a saída do rotor.
Temos quatro modelos principais de turbinas hidráulicas: Pelton, Francis,
Kaplan, Bulbo. Cada um destes tipos é adaptado para funcionar em usinas, como uma determinada faixa de altura de queda. As vazões volumétricas podem ser igualmente grandes em qualquer uma delas, mas a potência será proporcional ao produto da queda
(H) e da vazão volumétrica (Q).
Em todos os modelos há alguns princípios de funcionamento comuns. A água entra pela tomada de água, a montante