TRABALHO PROCESSOS
RECUPERAÇÃO DE BENZENO
RECUPERAÇÃO DE N-PARAFINA
Lauro de Freitas
2015
STRIPPER HF
RECUPERAÇÃO DE BENZENO
RECUPERAÇÃO DE N-PARAFINA
Lauro de Freitas
2015
STRIPPER DE HF
O ácido fluorídrico (HF) é uma solução de fluoreto de hidrogênio em água. Uma importante fonte de flúor, é um líquido incolor, fumegante e altamente corrosivo, considerado um ácido fraco que provem da reação entre o ácido sulfúrico e a fluorita seca:
H2SO4 + CaF2 → CaSO4 + 2HF
No processo da Deten Química, o HF é utilizado como catalisador na reação de alquilação.
A alimentação na operação de destilação se divide em duas partes, topo - absorção, retificação ou purificação - e fundo - esgotamento ou stripper. No processo, obtém-se uma reação de alquilação composta por ácido fluorídrico, benzeno, parafina, LAB e ALQ.
A separação na torre de destilação utiliza do calor como um agente de separação. A mistura rica nos componentes mais leves, de menor ponto de ebulição, isto é, mais volátil, é chamada de destilado ou produto de topo, e a rica nos componentes mais pesados, de maior ponto de ebulição, isto é, menos volátil, é chamada de resíduo, ou produto de fundo. Essa diferença se refere ao peso molecular e a quantidade de carbonos presentes nas moléculas.
O acido fluorídrico presente na mistura de alquilados, chega ao sistema como traço (quantidade daquele substancia em PPM- partes por milhão). Por apresentar algumas características que não são favoráveis para mistura, este ácido precisa ser eliminado. O HF é o único inorgânico presente no sistema e que possui o menor ponto de ebulição, ou seja, o primeiro a vaporizar no sistema, seguido de benzeno, parafina, lab e alq. Com essa sequência de diferencias de ponto de ebulição se baseia a ordem das torres de destilações para separação dos próximos componentes.
Na primeira coluna, se tem a reação de alquilação com o objetivo de retirar o acido fluorídrico da mistura, ocorrendo o Stripper de HF, sendo