Trabalho De Estastica
É o valor que ocorre com mais frequência em determinada amostra. É o valor mais comumente observado, o que ocorre com maior frequência, em um conjunto de dados. EX:3,4,5,7,7,7,9 e 9 A moda é 7 porque é o número que ocorre maior número de vezes.
Mediana
A mediana, é uma medida de localização do centro da distribuição dos dados, definida do seguinte modo:
Ordenados os elementos da amostra, a mediana é o valor (pertencente ou não à amostra) que a divide ao meio, isto é, 50% dos elementos da amostra são menores ou iguais à mediana e os outros 50% são maiores ou iguais à mediana
Para a sua determinação utiliza-se a seguinte regra, depois de ordenada a amostra de n elementos:
Se n é ímpar, a mediana é o elemento médio.
Se n é par, a mediana é a semi-soma dos dois elementos médios. 1, 2, 3, 4, 7 e 9
Média
Média é a soma de todos os valores observados (xi) dividido pelo número total de observações. É uma representação da média aritmética das observações. Utiliza todos os valores da amostra, mas apresenta como ponto negativo ser muito sensível a valores extremos - Definição: Valor representativo do centro geométrico de um conjunto de
Dados, apresentando um valor único e utiliza todos os dados analisados no seu
Medidas de Dispersão
As medidas de dispersão são uma forma de sabermos se a informação perdida é significativa ou não. e um conjunto de números por sua medida de posição, devemos apresentar ao mesmo tempo a medida de dispersão.
Essas medidas completam a informação contida nas medidas de posição, revelando o afastamento ou desvio dos elementos do valor central. Quanto menor for à dispersão de uma amostra maior será a qualidade da informação contida na medida de posição, ou em outras palavras, menor a margem de erro que será assumido considerando a medida de posição como representante de toda a amostra.
São Medidas de dispersão:
• Medidas de dispersão absolutas – leva em conta a dispersão propriamente dita.
• Medidas de dispersão relativas – levam em