ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
Este trabalho tem como objetivo principal apresentar o comportamento ético dos servidores da Secretaria Municipal de Educação. De acordo com o dicionário Aurélio Buarque de Holanda a ética é o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativa à determinada sociedade ou seja de modo absoluto. Outra definição de Vásquez (2002) para ética é que ela é “um conjunto sistemático de conhecimentos racionais e objetivos a respeito do comportamento humano moral...”. Para entender o comportamento ético, será preciso compreender como a responsabilidade e entendimento moral subjetivo de cada servidor influencia diretamente na realização das suas atividades rotineiras e como isso se reflete em sua postura pró-ativa quando estiver fazendo as suas atribuições ordinárias. Assim, entender que a discussão pertinente as regras e análise dos princípios que regem a moral se faz necessário como meio de controle e motivador dos próprios servidores é imprescindível. Nesse sentido, cumpre ressaltar que a ética e o respeito a convivência harmoniosa convergem ao mesmo ponto.
Isso significa que embora as pessoas estejam tendenciadas a acreditar que as suas decisões sejam tomadas em função de sua consciência, é preciso entender que elas estão inseridas em um contexto social que também servirá de parâmetro para a sua decisão. Ou seja, além dos fatores subjetivos internos que se refiram à própria pessoa, há fatores subjetivos externos, igualmente importantes, que condicionam a atuação humana.
Assim, a evolução moral virá com uma carga de responsabilidade pessoal que lhes é inerente.
2. DESENVOLVIMENTO
Será possível definir a partir da pesquisa alguns pontos importantes a serem contextualizados. São eles: a caracterização do ambiente em que se realizou a pesquisa, a metodologia utilizada para realizar a pesquisa, e os resultados obtidos através da pesquisa fomentada. Serão tecidos