Ética no serviço público
Ética no Serviço Público
Alunos: Ana Carolina Abreu
Daniele Maciel
Diego Santos
Rodrigo Mendes
Ronaldo Costa
Vanessa Vasconcelos
Recife
2013
1. Introdução
Ética nada mais é que o conjunto de valores morais que cada ser humano tem como referência para atingir ou seguir seus objetivos dentro da sociedade. Já a moral é composta pelos costumes e regras impostas por cada sociedade, o que consequentemente torna a moral e a ética diretamente ligada aos padrões de comportamento.
Diante da falta de ética que ocorre no setor público, o desrespeito com a sociedade atinge, e de forma negativa, as perspectivas dos direitos dos cidadãos. Portanto, a ética deve estar presente nos serviços públicos para que as necessidades físicas e morais da população possam ser atendidas da melhor forma, com qualidade.
Nós, brasileiros, sabemos perfeitamente onde a falta de ética tem nos prejudicado. A saúde, a educação, transporte e todos os outros tipos de serviços públicos estão sempre deixando muito a desejar, a maioria dos funcionários públicos não está apta para exercer o seu cargo, tampouco são treinados, o que consequentemente gera a variação no comportamento pessoal, saindo dos padrões, tornando a ética ausente, o que prejudica diretamente a sociedade.
Enfim, a ética no serviço público tem como principal objetivo atender de forma eficiente, humanitária, igual e justa a todos que necessitam dos seus serviços. Necessitam de bons funcionários, capacitados e treinados. Necessitamos de profissionais que ajam de forma ética, de acordo com a moral da nossa sociedade.
2. Fundamentos da Ética no Serviço Público
A Ética no Serviço Público é o trabalho dirigido por princípios éticos que se refletem no atendimento à sociedade em suas necessidades físicas e morais através dos serviços públicos.
Toda atividade governamental ocasiona impacto na vida da sociedade. Quanto a isso, a atenção passa a ser grande na aplicação dos valores éticos, criando