Ética do Serviço Público
1. INTRODUÇÃO
2. ÉTICA E MORAL
3. ÉTICA EMPRESARIAL
6. ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. INTRODUÇÃO
A origem da palavra ética vem do grego "ethos", que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o "ethos" grego, para o latim "mos", que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral. Tanto "ethos" (caráter) como "mos" (costume) indicam um tipo de comportamento propriamente humano.
A ética, pela própria etimologia, diz respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de consciência moral, estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.
Atualmente, na sociedade contemporânea, há um questionamento muito grande sobre o que é essencial e o que é secundário para o convívio social, levando a sociedade, por diversas vezes, a uma inversão de valores e sentimentos.
Embora esses questionamentos pareçam mais latentes em nossa época, na verdade eles nasceram no momento em que o homem passou a viver em sociedade e, para tanto, começou a perceber a necessidade de "regras" que regulamentassem esse convívio.
Com o atual cenário político-social que vivemos, percebe-se que o estudo e aplicação de normas éticas se fazem cada vez mais frequentes e necessários ao desenvolvimento do país, uma vez que são frequentes as queixas sobre falta de ética na sociedade, na política, nas organizações e até mesmo nos meios esportivos, culturais e religiosos.
2. ÉTICA E MORAL
No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado das regras e dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto que a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada