Relatório de Quimica
Dá-se o nome de mistura à reunião de duas ou mais espécies químicas diferentes. Conforme a natureza das espécies químicas, a mistura pode ser homogênea (uma única fase) ou heterogênea (duas ou mais fases). Quando misturamos duas substancias químicas uma delas pode se espalhar na outra sob a forma de pequenas entidades, obtendo-se um sistema chamado de dispersão (a espécie que se espalha recebe o nome de disperso, e a outra de dispersante).
De acordo com o diâmetro médio das entidades do disperso, a dispersão se classifica em:
Solução: diâmetro até 10-3 m, as entidades são íons ou moléculas. São misturas homogêneas; exemplo: açúcar em agua.
Dispersão coloidal: diâmetro até 10-1m, as entidades são aglomerados de íons ou moléculas, ou íons ou moléculas gigantes. São misturas heterogêneas; exemplo: fumaça.
Suspensão: diâmetro acima de 10-1m, as entidades são aglomerados de íons ou moléculas. São misturas heterogêneas; exemplo: leite de magnésia.
Nas soluções, o disperso recebe o nome de soluto e o dispersante de solvente. As soluções tem por característica terem as mesmas propriedades em toda a sua extensão. Dependendo do estado físico as soluções podem ser:
Liquidas: o solvente é liquido e o soluto pode ser outro liquido um sólido ou um gás. Exemplo: etanol em água, NaCl em água e CO2 em água.
Sólidas: o solvente é sólido e o soluto pode ser outro sólido, um liquida ou um gás. Exemplo: liga de cobre (solvente) e níquel (soluto), ouro (solvente) e mercúrio (soluto), liga de paládio (solvente) e hidrogênio (soluto).
Gasosas: são as misturas de gases. Exemplo: o ar filtrado (porque o ar ambiente contem partículas solidas e liquidas em suspensão).
Numa solução, as diferentes relações entre as quantidades de soluto, de soluto e de solução são chamadas de concentrações. As quantidades podem ser expressas em massa (g, mg, kg e etc) volume (mL, cm3 , L e etc) ou em quantidade de matéria (mol). Existem vários tipos de concentração os mais