Relatório de Prática Laboratorial
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA E INORGÂNICA
PROFESSOR:
BICO DE BUNSEN – Ensaio de coloração da chama
Aluno:
São Luís- MA
Maio de 2013
I. INTRODUÇÃO
O teste da chama está fundamentado nos princípios do modelo de Bohr, O ensaio da chama é um método que busca identificar elementos químicos a partir da coloração emitida em uma chama.
O presente relatório tem como objetivo observar e a cor da chama associada à presença de elementos químicos metálicos presentes em sais. Quando o composto a ser estudado é submetido ao aquecimento, em uma chama, os íons presentes no metal começarão a emitir luz. Baseado no espectro de emissão do elemento, o composto irá modificar a cor da chama para uma cor característica, no experimento foram utilizados os sais de KCl, SrCl2, CuCl, BaCl, LiCl, NaCl sendo verificados suas colorações.
II. OBJETIVOS
2.1 Detectar os elementos fornecedores de um determinado composto, através do ensaio por via seca (ensaio de coloração da chama).
III. MATERIAIS E MÉTODOS UTILIZADOS
3.1 Materiais e Reagentes
3.1.1 Soluções/Reagentes
- água destilada - HCl
- KCl - BaCl
- SrCl2 - LiCl
- CuCl - NaCl
3.1.2 Vidrarias e materiais
- béquer - bico de Bunsen
- alça de platina - fio de cobre
3.1.3 Métodos Utilizados
Para o aquecimento dos sais
3.1.3.1 - Colocou-se uma pequena quantidade da solução de HCl dentro de um béquer para que pudesse ser feita a limpeza do fio de platina e do fio de cobre.
3.1.3.2 – O fio de patina foi mergulhado na solução de HCl e levado a chama do bico de Bunsen para ser retiradas as impurezas nele contidas.
3.1.3.3 – Em seguida, com a ajuda de uma espátula, foram coletados em seis vidros de relógio os