Relatório de Protozoologia
CORANTES
Alunos: Flavia Silva;
Gabrielle Malheiro;
Karen Cristine e
Paulo Gilberto
Campo Grande-MS
(10/04/2012)
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade identificar mitocôndria, núcleo e outras organelas presentes em protozoários encontrados em amostras de água, com o auxilio de corantes.
OBJETIVO
Identificar mitocôndria e núcleo
MATERIAIS E MÉTODOS
Usamos quatro amostras de água que foram analisadas no microscópio ótico nas objetivas de 4x, 10x e 40x em laboratório, com o auxilio da lâmina, lamínula, pipeta, álcool 70% e corantes Verde Janus e Azul de Metileno. Após observar a presença de protozoários em uma das lâminas, usamos três outras diferentes, na primeira pipetamos água seguida de uma gota de clara de ovo, na segunda colocamos água e álcool, esperamos alguns minutos para secar em seguida colocamos o corante Verde Janus, retiramos o excesso enxaguando somente o verso da lâmina, deixamos em repouso para a secagem, na quarta e última lâmina fizemos o mesmo processo da terceira diferindo apenas no corante, onde usamos o Azul de Metileno, deixamos em repouso para a secagem e levamos ao microscópio para as analises.
RESULTADOS E CONCLUSÃO
Na primeira lâmina, com o auxilio da clara de ovo observamos os protozoários mais nitidamente. Na segunda lâmina com o auxilio do corante Verde Janus e da objetiva de 40x conseguimos observar que dentro do protozoário havia uma cor diferente, um verde florescente onde concluímos ser a mitocôndria, presente dentro de uma célula do mesmo. Não foi possível observar a mitocôndria separadamente, pois é necessário um microoscópio especial para isso. Portanto, observamos a mitocôndria agrupada a uma “massa” verde fluorescente. Na terceira lâmina observamos o núcleo e também os vacúolos contráteis do protozoário, o núcleo ficou com uma cor diferenciada, azul bem escuro. No Paramecium é possível