Em busca de profissão futuro
A Biologia hoje é reconhecida universalmente como a profissão do futuro, estando entre as 10 profissões desse novo milênio. Visto a explosão de conhecimento ocorrida nos últimos 20 anos, que propicia o surgimento de numerosas opções de trabalho,dessa forma o profissional biólogo deve ter um bom embasamento teórico da biologia aliado à capacitação técnica e a uma postura ética. Deve demonstrar atitude científica e uma visão social da profissão. Deve buscar permanente atualização, revelando audácia para avançar no desconhecido e capacidade para solucionar problemas.
Tanto o Licenciado como o Bacharel tem formação e habilitação técnica como profissional Biólogo (Lei 6.684 de 03/9/1979), sendo ambos registrados no Conselho Profissional (CRBio). O licenciado pode trabalhar como professor em estabelecimentos de ensino fundamental e médio, bem como em Universidades e ambos, licenciado e bacharel, podem atuar como docente/pesquisador em instituições de nível superior, além de trabalharem em instituições de pesquisa públicas e privadas, laboratórios, ONGs, museus e órgãos de defesa do meio ambiente e em prestação de consultoria como autônomos.
PRINCIPAIS ATIVIDADES
Biólogos estudam todos os organismos vivos. Investigam aspectos como: origem dos seres, estruturas, funções, distribuição das espécies sobre a superfície terrestre, processos de reprodução e relação com o meio ambiente. Analisam seres nos seus vários níveis de organização, desde genes, células e órgãos, até as populações de plantas e animais e a estrutura dos ecossistemas. As ciências biológicas dividem-se em várias especialidades. Entre as atividades desenvolvidas, podemos citar:
• Estuda a composição das células, tecidos, e organismos vivos;
• Determina as influências externas e internas nos processos de animais (inclusive humanos), plantas e outros organismos;
• Identifica espécies para levantar a biodiversidade e verificação as relações históricas