Relatório de Protozoologia
PROTOZOÁRIOS DE VIDA LIVRE
Alunos: Flavia Silva;
Gabrielle Malheiro;
Karen Cristine e
Paulo Gilberto
Campo Grande-MS
(14/03/2012)
INTRODUÇÃO
O Frontonia sp. É um protozoário pertencente a subfilo Ciliophora (contém cílios) não contém nenhum tipo de carapaça ou tromba, seu corpo celular é de forma ovoide e visivelmente inferior a 1mm, seu vacúolo é contrátil e em posição fixa. O protozoário Spirostomum sp. também pertence a subfilo Ciliophora, contém formas livre-natantes com aspecto diferente de funil. Também não possui tromba ou carapaça e seu corpo celular é consideravelmente grande (1 a 3mm) com extremidades arredondadas e capacidade de contração.
OBJETIVO
Este trabalho tem como finalidade observar e identificar os protozoários de vida livre em água doce.
MATERIAIS E MÉTODOS
- Três tipos de água, de diferentes coletas ambas com matéria orgânica;
- Pipeta Pasteur;
- Lâmina;
- Lamínula;
- Microscópio nas objetivas de 10x e 40x.
RESULTADO
Água - A
Apresentou vários protozoários iguais com diferentes tamanhos, ao passar para a objetiva de 10x observamos que eles se movimentavam elipticamente, continham vacúolo central contrátil em posição fixa e corpo celular de forma ovoide. Na objetiva de 40x conseguimos enxergar cílios em volta do corpo celular. Alguns dos protozoários ficavam em volta da matéria orgânica.
Água - B
Apresentou um número de protozoários menor, na objetiva de 10x observamos corpo celular um pouco maior (1 a 3 mm) com extremidades arredondadas e grande capacidade de contração, não apresentava nenhum tipo de flagelo ou tromba, na objetiva de 40x vimos que não continham carapaça e apresentavam cílios muito pequenos por todo corpo celular.
Água - C
Não encontramos nenhum tipo de protozoário, somente matéria orgânica.
CONCLUSÃO
Com essas informações concluímos que o protozoário encontrado na água A é