Modelo Relat Rio Experim 2
Componente Experimental de Biologia e Geologia – 10.º ano
Relatório N.º2
Título: O efeito da poluição ao nível da biodiversidade;
Data de realização: 13/11/2014
Autores: -Alexandra Moreira nº1 -Ana Cunha nº3 -Cláudia Maia nº11 Grupo I; Turno I; 10ºC
Classificação: _________
Data : ________
Professor: ____________
I – INTRODUÇÃO;
1.1. Objetivo;
O objetivo deste relatório é observarmos e interpretarmos de certa maneira o efeito ou impacte da poluição na biodiversidade do ambiente observando microscopicamente uma infusão que pode ou não conter seres vivos. Entende-se por poluição a intervenção do homem, direta ou indiretamente, no ambiente através de substâncias ou energia, provocando um efeito negativo no seu equilíbrio e causando assim consequências, que podem ou não ser graves, na saúde humana, nos seres vivos e no ecossistema em questão.
Os agentes de poluição são normalmente designados por poluentes e podem ser de natureza química, genética ou sob a forma de energia, como nos casos da luz, do calor ou da radiação.
Neste caso, iremos observar especificamente protozoários, protozoários (do grego proto que significa “primeiro" e zoon que significa "animal") são microrganismos eucarióticos, geralmente unicelulares e heterotróficos. Fazem parte do reino dos protistas, juntamente com as algas de acordo com suas semelhanças mais evidentes.
Os protozoários são classicamente divididos em quatro grupos de acordo com o seu meio de locomoção. Os ciliados se locomovem na água através do batimento de cílios numerosos e curtos, enquanto os flagelados utilizam o movimento de um único longo flagelo. Os rizópodos utilizam pseudópodos ("falsos pés"), moldando a forma do seu próprio corpo para se locomover. Os protozoários que não possuem organelas locomotoras nem vacúolos contráteis são chamadosesporozoários. Porém é preciso lembra que esses grupos não