RELATÓRIO DE PROPAGAÇÃO DE ERROS
RELATÓRIO DE PROPAGAÇÃO DE ERROS
Salvador - Ba
2013
CURSO DE ENGENHARIA
Cássio Passos
Diego Guedes
Emilly Oliveira
Jéssica Ferreira
José Barbosa
Lucas Casal
RELATÓRIO DE PROPAGAÇÃO DE ERROS
Relatório Experimental da disciplina de Física Experimental I apresentado, como requisito parcial para aprovação na disciplina, ao Professor Marcus Túlio F Pinheiro, em Agosto de 2013.
Salvador - Ba
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO Este relatório apresenta os resultados de um estudo que teve como objetivo encontrar a margem de erro das medidas diretas e indiretas de uma determinada grandeza (três amendoins), utilizando como referência para demasiados cálculos, o modelo de um cilindro. Medidas diretas essas que são os valores médios do diâmetro maior e menor, suas margens de erro, e, como medidas indiretas a propagação de erros. A partir de um mesmo instrumento de medidas de comprimento em metros, o macrômetro.
É fundamental na ciência, a realização de medidas de grandezas físicas. Por exemplo, intervalos de tempo, comprimentos, carga elétrica transportada, voltagem entre dois pontos, entre outros. Ao se realizar uma medida, há sempre fontes de erros que a afetam. Essas fontes fazem que toda medida realizada, por mais cuidadosa, seja afetada por erro experimental. Isso porque, não se deve atribuir caráter absoluto a nenhuma grandeza, pois nela sempre existirá um erro inerente à própria medida.
1.2 TEORIA DOS ERROS
Mediante ao que se foi dito, que nenhuma medida está isenta de erros, é preciso ter ao menos uma noção de onde e de quanto este erro pode ser propagado.
Para isso utilizamos os métodos utilizados para medição dos erros
1.2.1 Media das Medidas
O valor que mais se aproxima da realidade observada, será equivalente à média dessas medidas. Dado pela expressão: