Tecido Conjuntivo
A origem embrionária do tecido conjuntivo é o mesoderma – células mesenquimais. Esse tecido é ricamente vascularizado, apresenta muita substância intersticial e polimorfismo celular.
TECIDO
CONJUNTIVO
Sustentam e unem outros tecidos.
Responsáveis pelo estabelecimento da forma do corpo. Não apresentam células justapostas como os tecidos epiteliais. Apresentam células de vários tipos – geralmente separadas por uma matriz intercelular – que elas mesmas produzem.
Estruturalmente o tecido conjuntivo pode ser dividido em três classes:
-Células.
-Fibras.
-Substância fundamental.
Matriz extracelular
(componente principal)
Substância fundamental – Complexo viscoso, altamente hidrofílico de macromoléculas aniônicas
(glicosaminoglicanos e proteoglicanos) e glicoproteínas multiadesivas (laminina, fibranectina, entre outras), que se ligam a proteínas receptoras (integrinas) presentes na superfície das células bem como a outros componentes da matriz fornecendo força tênsil e rigidez à matriz.
Tecido Conjuntivo
Matriz extracelular
Além de evidente função estrutural, a grande variedade de moléculas do tecido conjuntivo desempenham importantes papéis biológicos, como por exemplo – reserva de hormônios que controlam o crescimento celular e a diferenciação celular. Defesa do organismo.
A matriz também serve como meio através do qual nutrientes e catabólitos são trocados entre as células e seu suprimento sanguíneo. Isto porque ao contrário do epitélio, os tecidos conjuntivos são quase sempre vascularizados. O único tecido não vascularizado é o tecido cartilaginoso.
Fibras do Tecido Conjuntivo
As fibras encontradas na matriz desse tecido são as fibras COLÁGENAS (que dão resistência mecânica), as
ELÁSTICAS (que dão maleabilidade) e as FIBRAS
RETICULARES.
Fibras colágenas
Formam feixes, são bastante visíveis, inclusive no HE.
Pele, osso, cartilagem, músculo liso, lâmina basal ( rigidez, força e