Relatório de física - Medidas Diretas e Propagação de Erros
Laboratório de Física I
Relatório da Prática # 1
Medidas Diretas e Propagação de Erros
Nome :
Matrícula :
Professor :
Introdução
Atualmente, quase tudo o que se faz envolve uma grandeza física, e para cada grandeza, está relacionada uma unidade de medida que foi criada para estabelecer um padrão mundial. Grandezas físicas são aquelas grandezas que podem ser medidas, ou seja, que descrevem qualitativamente e quantitativamente as relações entre as propriedades observadas no estudo dos fenômenos físicos, porém, nota-se que quando se mede uma mesma grandeza várias vezes, dificilmente o valor obtido é sempre igual. Isso se dá pelo fato de que é impossível realizar uma medida exata.
Sendo assim, este conteúdo didático serve como uma forma de minimizar a propagação do erro na medição de grandezas, através de cálculos e procedimentos mais apurados.
Desenvolvimento Teórico
Na física , medem-se grandezas físicas(tempo,massa, comprimento,temperatura, entre outras) em suas respectivas unidades, as mais apropriadas são as unidades relacionadas ao padrão(Sistema internacional de unidades).Como achar uma medida exata é algo impossível, foi desenvolvida uma teoria com a ideia de minimizar essa margem de erro, essa teoria é mais conhecida como teoria dos erros, que pode ser dividida em 3 tópicos.
1- ERRO SISTEMÁTICO: É o erro proveniente de causas constantes ou aparelhos mal regulados.Por exemplo, quando usa-se uma régua graduada para medir o comprimento de algum objeto, por ser um aparelho simples, o erro pode aparecer na hora da fabricação ou até mesmo na temperatura do ambiente, pois, a ditalação do aparelho poderá desregular as escalas nele contidas.
2- ERROS ACIDENTAIS: São erros inevitáveis, ou seja, que não se pode previnir, pois, são provenientes de causas indeterminadas.Por exemplo, quando