relatório de pratica
Tudo que enxergamos e tocamos é constituído de algum tipo de material. Nossa vida é constantemente influenciada pela evolução dos materiais. Ao longo dos milênios a humanidade que dispunha apenas de materiais encontrados na natureza, aprendeu a misturá-los, esquentá-los, esfriá-los, processá-los, e hoje é incontável o número de materiais que temos à nossa volta. Os materiais são muito presentes na nossa cultura, e foram usados para denominar as Idades de Civilizações, como a Idade da Pedra, do Bronze e do Ferro.
A Ciência dos Materiais envolve a investigação das relações que existem entre as estruturas e as propriedades dos materiais. Estes são classificados segundo suas características físicas e químicas em Metais, Cerâmicos, Polímeros, Semicondutores e as suas combinações denominadas Compósitos. Os materiais sólidos têm sido basicamente agrupados em três destas classificações: Metais, Cerâmicos e Polímeros. Embora existam alguns materiais intermediários, a maioria se encaixa em um, ou outro grupo distinto.
Neste relatório apresentaremos os resultados obtidos em aula prática desenvolvida em laboratório. Com o intuito de uma melhor compreensão da matéria, os alunos foram instruídos em testes com determinados materiais, para observar sua resistência, condutibilidade e solubilidade. Nos testes foram usados Cobre, Grafite, Sacarose, Cloreto de Sódio, Água Deionizada, uma lâmpada de 60w, e fonte de tensão de 127 v.
OBJETIVOS
A pratica feita em laboratório tinha como objetivo inicial definir as características físicas e classificar o cobre, o grafite, a sacarose e o cloreto de sódio quanto a sua composição, e em seguida realizar o experimento para poder determinar a solubilidade dos materiais em água e observar se havia condutividade elétrica nestas substancias em estado sólido, e em solução aquosa.
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
O experimento consistiu inicialmente na