pesquisa científica
A pesquisa é um trabalho capaz de avançar o conhecimento, descobrir algo que ainda não foi dito, é a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagradas pela ciência. Para Kourganoff, a pesquisa é o conjunto de investigações, operações e trabalhos intelectuais ou práticos que tenham como objetivos a descoberta de novos conhecimentos, a invenção de novas técnicas e a exploração ou a criação de novas “realidades”. As conquistas da ciência são inegáveis, basta olhar ao redor para perceber as descobertas científicas: computadores, telefones, televisões, remédios, vacinas, entre outros, são apenas produtos tecnológicos que surgiram devido à pesquisa científica. Com o desenvolvimento do conhecimento humano e da linguagem necessária para a sua transmissão, surgiram duas formas de conhecimento que dominaram a Humanidade por milhares de anos: conhecimento empírico e conhecimento religioso, posteriormente surgiram o conhecimento filosófico seguido da ciência, a qual é uma proposta historicamente muito recente.
FORMAS DE CONHECIMENTO
É próprio do homem produzir conhecimento. O conhecimento é patrimônio histórico-cultural da humanidade. O domínio do conhecimento implica na possibilidade humana de compreender e transformar a realidade. Na tentativa de explicar e compreender o mundo, dar sentido para as coisas, o homem produz conhecimento. Entre eles, destacam-se:
• Conhecimento empírico (ou senso comum):
É a primeira forma de conhecimento humano, é um conhecimento vivencial.
O conhecimento empírico é aquele comum a todo Ser Humano por ser produzido pela sua própria experiência, portanto, é dependente diretamente da cultura, da sociedade, do momento histórico, do meio ambiente físico em que vive. O conhecimento empírico é obtido ao acaso, após várias observações, é subjetivo e independe da formação acadêmica. É o conhecimento popular, que atinge