Português para concursos
CONCORDÂNCIA
1. CONCORDANCIA VERBAL
E‘ muito mais cobrada do que a concordância nominal!
Concordância verbal ‘e o ajuste, a sincronia do verbo com o sujeito. Verbo concorda com o sujeito em numero e pessoa. Se isso não acontecer ha um deslize quanto a concordância. Ex.: ele chegou; eles chegaram.
Questão de prova: em prova eles fazem uma frase bem maior para confundir, colocando o sujeito distante do verbo, ou colocando o verbo antes do sujeito.
Ex.: acabou, de acordo com informações dos responsáveis dos eventos q serão realizado no dia 2 e 3 de Setembro, os ingressos. ERRADO acabaram os ingressos.
Ex.2: “vem causando pânico nos moradores do condomínio Vila do Bosque, localizado na área nobre paulistana, os constantes tiroteios entre traficantes e policiais na região”. ERRADO vem esta no singular, teria que ser no plural, vêm! A reforma não eliminou este acento!
Ex.3: “O uso de bebidas alcoólicas e drogas pesadas prejudicam a saúde”. Entre o núcleo do sujeito USO e o verbo PREJUDICAM ha uma discordância. ERRADO O uso prejudica!
Ex. 4: “Cabe aos eleitores e as famílias brasileiras julgarem o comportamento do deputado”. Verbo-Cabe. Pergunta a ser feita para achar o sujeito: O que e’ que cabe? Julgar o comportamento. Se “julgarem o comportamento” e’ o sujeito, então não pode aparecer no plural! O fato de ter varias palavras no plural contribui para que muita gente erre Cabe aos eleitores e as famílias julgar o comportamento do deputado.
Ex. 5: “Coube ao ministro as analises mais detalhadas”. O que coube? As analises. O sujeito e’ as analises. Couberam as analises.
Ex.6: “A queda nas bolsas de valores brasileiras já nos mostram o tamanho da crise”. O que nos mostra? A queda. A queda nos mostra!
a) Sujeito Composto: aquele q contem dois ou mais núcleos. Ex.: o aluno e o professor chegaram cedo.
“O candidato e o fiscal perceberam o erro”. Quem percebeu o erro? O candidato e o fiscal. São os núcleos.