Relatório de Polimero
2. OBJETIVO: O objetivo deste experimento é sintetizar os polímeros de condensação: nylon, poliéster (linear e reticulado) e resina formol-formaldeído (baquelite), avaliando a solubilidade destes polímeros em diferentes solventes.
3. INTRODUÇÃO:
A – Poliéster O poliéster linear e o reticulado são exemplos de polímeros de condensação. O poliéster linear é preparado a como mostrado na reação abaixo.
Figura 1: reação de obtenção de poliéster linear
Caso existam mais do que dois grupos funcionais nos monômeros, as cadeias poliméricas podem se ligar umas nas outras (reticulação) formando uma rede tridimensional. Tais estruturas são normalmente mais rígidas do que as estruturas lineares, sendo classificadas como polímeros termorrígidos. Estes materiais são úteis na fabricação de tintas e vernizes. A reação de obtenção deste polímero é mostrada abaixo:
Figura 2: reação de obtenção de poliéster ramificado.
B - Poliamida (nylon)
A reação de um ácido dicarboxílico, ou um de seus derivados com uma diamina leva a uma poliamida linear, através de uma reação de condensação. Comercialmente, o nylon 6-6 (chamado assim, pois cada monômero tem 6 carbonos) é obtido a partir do ácido adípico e hexametilenodiamina. Neste experimento será usado o cloreto de adipoíla ao invés do ácido adípico, como mostrado abaixo.
C- Resina Fenol-Formaldeído
O primeiro polímero sintético foi obtido a partir de fenol e formaldeído em 1909. Seu inventor, um químico belga, Leo Baekland, chamou o produto de baquelite. Este polímero é formado através de uma reação de condensação, na qual uma molécula de água é eliminada, tal qual as reações de poliésteres acima.
MATERIAIS E MÉTODOS:
4.1) Vidrarias Utilizadas:
1) Béquer 50ml;
2) Béquer 100ml;
3) Bagueta;
4) Conta gota;
5) Papel absorvente;
6) Proveta 50ml;
7) Proveta 10ml;
8) Pissete;
Procedimento Experimental:
A-Síntese do Poliéster