placa motora
Trabalho de Fisiologia Humana
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Fisiologia Humana requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Raphael Sicuro Leite.
(VITÓRIA) 2014
Joelma Perandre Meira- 1131104
Educação Física Bacharel
FISIOLOGIA HUMANA Professor: Raphael Sicuro Leite
VITÓRIA
2014
1-O que é placa motora e unidade motora?
R: A placa motora é o local em que um estímulo elétrico tem de ser transformado em movimento, também e a região do sarcolema (membrana da célula muscular), através de alguns mediadores químicos, o principal dos quais a acetilcolina, permitem essa transformação. As sinapses, incluindo as placas motoras e o sistema nervoso autônomo é colinérgico, isto é, liberam acetilcolina. A unidade motora ela passa pelo neurônio ela e composta pro um único cartilaginoso neurônio motor alfa, e passa pela junção neuromuscular para estimular a fibra muscular, assim é formada pelo neurônio, axônio deste neurônio, pelas terminações nervosas dos neurônios e pelas fibras musculares inervadas por estas terminações.
2- Expliquem como ocorre a fase de acoplamento excitação-contração, e a fase do relaxamento da contração muscular.
R: Com o acoplamento entre actina e miosina, tem-se a ativação da enzima ATP e a subseqüente hidrólise do ATP, permitindo a desintegração de ATP em ADP e PI. A hidrólise permite a liberação de energia e a mudança de angulação das pontes cruzadas, acarretando na sobreposição dos filamentos de actina aos de miosina e um fenômeno fisiológico de distensão da musculatura que ocorre tanto naturalmente como após uma contração muscular.
3- Cite quais as