Descreva a propagação do potencial de ação ao longo das membranas excitáveis (membrana dos neurônios), na passagem de uma célula nervosa a outra (sinapse), de um neurônio para miofibrilas (placa motora).
Potencial de ação é uma despolarização rápida e substancial da membrana do neurônio e dura aproximadamente um milissegundo.
O potencial de ação dos neurônios está dividido em três etapas: Estágio de repouso, estágio de despolarização e estágio de repolarização.
Estágio de repouso é o potencial de repouso da membrana, antes do início do potencial de ação. Diz-se que a membrana “está polarizada” durante esse estágio, em razão do potencial de membrana de -90mV negativo existente.
Estágio de despolarização é quando a membrana fica subitamente muito permeável aos íons sódio, fazendo como que esses íons entrem através das comportas da membrana do axônio. Nas fibras nervosas de maior calibre, o grande excesso dos íons sódio positivos que se deslocam para o interior da fibra faz com que o potencial de membrana ultrapasse (overshoot) rapidamente o nível zero e torne-se positivo, acontecendo à despolarização.
Estágio de repolarização é quando os canais de sódio começam a se fechar, e os canis de potássio começam a se fechar mais que o normal. Dessa forma, ocorre uma rápida difusão dos íons potássio para o exterior da célula, restabelecendo o potencial de repouso negativo da membrana.
Impulso nervoso é o sinal elétrico transmitido ao longo do axônio. Esse sinal elétrico é iniciado por algum estímulo, que causa uma alteração da carga elétrica do neurônio, sua direção é dos dendritos para os terminais axônicos. Esse sinal passa de um neurônio ao seguinte, ou termina num órgão efetor, como um grupo de fibras musculares, ou retorna ao sistema nervoso central.
A velocidade com que um impulso pode passar pelo axônio é decorrente da mielinização e do diâmetro do neurônio.
Os axônios da maioria dos neurônios motores são mielinizados, significando que são recobertos por