Quest Es Para Estudo II Potenciais De Membrana 2c Placa Motora E Contra O Muscular
492 palavras
2 páginas
Questões para estudo II – Potenciais de Membrana, Placa Motora e Contração Muscular.1) Como é formado o Potencial de Membrana de Repouso?
Potencial de repouso é a diferença de potencial elétrico que as faces internas e externas na membrana de um neurônio que não está transmitindo impulsos nervosos.
2) Explique a participação da bomba de sódio e potássio, e de outras bombas, no equilíbrio iônico e na homeostasia hídrica do meio intracelular.
A bomba de sódio potássio manda maior quantidade de ions positivos(Na+) do que entra (K+) deixando um déficit real de íons positivos na parte de dentro da célula, ficando em estado de repouso em -90 milivolts, além de eliminar maior quantidade de ions positivos também elimina água já que 21 moléculas de hidrogênio para fora enquanto entra 14 moleculas de hidrogênio
3) Enumere e descreva as etapas de formação do potencial de ação?
1- Estágio de Repouso: é o potencial de repouso da membrana antes do inicio do estagio de despolarização(inicio do potencial de ação), diz-se que a membrana esta polarizada pois sua carga é -90 milivolts.
2- Estágio de Despolarização: a membrana fica subitamente muito permeável a ions de sódio permitindo a entrada de muitas moléculas de Na que são positivamente carregadas, em fibras nervosas de maior calibre muitos ions de sódio positivos se deslocam para o interior aumentando rapidamente o valor do potencial da membrana de -90 milivolts para +35 milivolts
3- Estágio de Repolarização: em alguns décimos de milésimos de segundos após a membrana ficar muito permeável com os ions de sódio, e os canais de potássio se abrem mais que o normal. Então com a troca de ions de Na+ e K+ (bomba de sódios potássio) e outros tipos de bombas fazem com que aconteça a polarização da membrana voltando ao estágio de repouso a -90 milivolts.
4) O que é impulso nervoso? Quais células são capazes de produzir impulso nervoso?
Impulso nervoso é um impulso elétrico que se origina das alterações nas cargas