relatório polimeros
EXPERIMENTO DE LABORATÓRIO
IDENTIFICAÇÃO DE POLÍMEROS
Química Aplicada aos Materiais de Construção Civil
Cesar Senger
Márcio Alievi
São Leopoldo, outubro de 2013.
INTRODUÇÃO
Apresentaremos nesse relatório, o roteiro desenvolvido e os resultados observados através do quarto experimento prático da disciplina de Química Aplicada aos Materiais de Construção. Foi realizada uma prática a partir do estudo de polímeros: reação de polímeros ao ataque de solventes, mostrando-se solúveis ou insolúveis. Assim podendo ser identificado cada um dos polímeros. A partir de cada um dos passos da experiência, iremos expor observações e algumas reações identificadas ao longo da prática e as conclusões obtidas ao término delas.
EXPERIMENTO 4: IDENTIFICAÇÃO DE POLÍMEROS
1. Introdução
A identificação de polímeros dá-se através de suas propriedades de solvência e impermeabilidade.
A solubilidade depende fundamentalmente da interação das moléculas do soluto com o solvente. Quando as moléculas do solvente são mais afins com o polímero do que com elas próprias, podem penetrar entre as cadeias macromoleculares, gerando interações de caráter físico-químico. Forças intermoleculares, como pontes de hidrogênio, ligações dipolo-dipolo ou mesmo forças de Van Der Walls, permitem a dispersão, à nível molecular, dos polímeros, isto é, a sua dissolução.
Polímeros pouco polares como os poli hidrocarbonetos são mais sensíveis aos solventes do mesmo tipo, que têm afinidade pelo material e penetram entre as moléculas afastando-se.
O mesmo ocorre com os polímeros polares, que são sensíveis a solventes polares. Quando as moléculas são mais afins com elas próprias do que com o solvente, elas não se dissolvem. Quando a macromolécula é muito cristalina, os cristais dificultam a penetração dos solventes, aumentando a insolubilidade do material. Se o