Relatório Polímeros
Polímeros
Polímeros são macromoléculas em que existe uma unidade que se repete, chamada monômero. O nome vem do grego: poli = muitos + meros = partes, ou seja, muitas partes. A reação que forma os polímeros é chamada de polimerização.
Polimerização
Os polímeros são formados através de sucessivas reações entre os monômeros correspondentes (não necessariamente da mesma espécie química – copolímeros), ou através da policondensação (reação entre dois monômeros diferentes cujos produtos são o polímero desejado e outro composto – água ou amônia, em geral).
Os polímeros de condensação, também denominados polímeros de eliminação, são aqueles em que seus monômeros iguais ou diferentes se unem com a eliminação simultânea de moléculas de água ou outras pequenas moléculas de compostos que não farão parte do polímero.
A única exceção é o poliuretano: na reação de condensação, através da qual ele é obtido, não há liberação de moléculas.
Os principais compostos liberados além da água são: cloreto de hidrogênio (HCl), amônia (NH3) e o cianeto de hidrogênio (HCN).
Sempre os polímeros de condensação terão uma estrutura regular, uniforme, isto é, os polímeros sempre virão alternados e não de forma aleatória. Só poderão ser formados copolímeros (cuja estrutura é irregular) quando mais de dois monômeros se unirem para formar o polímero de condensação.
Um exemplo de reação de condensação é a da formação da baquelite:
Os polímeros de condensação mais importantes e mais utilizados em nossa sociedade são:poliuretano,baquelite,poliéster,náilon,poliamida,kevlar,policarbonato,silicone.
Objetivo: Conhecer um pouco mais sobre os polímeros. Como são feitos, e qual sua fórmula molecular e estrutural.
Materiais e reagentes
Parte I-Síntese de resina uréia-formoldeído
Ureia Bastão de vidro
Solução de formaldeído 37 %v/v Banho maria
Solução de NaOH 10% m/v