Relatório de Polimero
Disciplina:
Química dos Polímeros
Professor:
Silvia
Alunos:
Dr. Demétrio de Azevedo Jr.
Itapeva – SP
Março 2014
Sumário
Dr. Demétrio de Azevedo Jr.
Itapeva – SP
Março 2014
TÍTULO
Analise dos Polímeros
OBJETIVOS
Separar e identificar os polímeros.
Analisar as propriedades dos polímeros. INTRODUÇÃO Polímeros
Os polímeros são moléculas muito grandes constituídas pela repetição de pequenas e simples unidades químicas, denominadas de monómeros (do grego “mono” – um, “poli”- muitos).
Os polímeros sempre fizeram parte do quotidiano humano. Desde os tempos mais remotos o homem tem usado polímeros naturais como amido, celulose e seda, entre outros. Além disso, cerca de 18% do nosso organismo é constituído por proteínas, que são polímeros naturais.
Atualmente, é difícil imaginar a vida humana sem a utilização de polímeros. Assim, a indústria de polímeros constitui um dos pilares do estilo de vida contemporâneo. É enorme a quantidade de bens que nos cercam, produzidos a partir de materiais poliméricos, uma vez que eles são utilizados em quase todas as áreas das atividades humanas, principalmente nas indústrias de automóvel, de embalagens, de revestimentos e de vestuário, e incorporam-se de forma permanente ao quotidiano das nossas vidas. Isso deve-se também ao facto dos polímeros sintéticos terem vindo a conquistar muitos mercados através da substituição de outros materiais, como papel, madeira e metais (MARQUES, Luisa).
Os polímeros podem ser divididos em três categorias: termoplásticos, termorrígidos e elastómeros (borrachas).
Termoplásticos: São os chamados plásticos, constituindo a maior parte dos polímeros comerciais. A principal característica desses