DESENVOLVIMENTO PRODUTO
FACULDADE DE ENGENHARIA AGRÍCOLA
CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA
DISCIPLINA DE PROJETOS DE INDÚSTRIAS MADEIREIRAS
PROFa. MERIELEN DE CARVALHO LOPES
PROJETO DE INDÚSTRIA MADEIREIRA
INDÚSTRIA DE MOLDURAS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL
Pelotas, 2011.
1. INTRODUÇÃO
O setor florestal tem crescido em importância no Brasil e no mundo, tanto em aspectos econômicos quanto em aspectos sociais e de distribuição de renda. Um dos setores que tem se destacado mundialmente e que está contribuindo para o crescimento do setor de base florestal é o de Produtos de Maior Valor Agregado (PMVA). Dentre estes pode-se citar como principais as molduras para construção civil (rodapés, roda forros e roda meios).
A indústria madeireira há algum tempo vem adquirindo a filosofia empresarial de diversificar a produção e fabricar produtos com valor agregado mais alto. Este pensamento busca variar investimento para não depositar todas as fichas em uma só opção e mais do que isto valorizar a produção.
O produto voltado para construção civil e composição de ambientes, é bastante valorizado no mercado externo e tem sua produção voltada quase que exclusivamente para a exportação. As principais empresas brasileiras têm demonstrado crescimento na produção e industrialização de seus produtos, e tem mostrado uma constante busca por novos mercados, saindo da única dependência do mercado americano.
Com a globalização das economias há necessidades de produtos diferenciados que atendam a demanda do mercado internacional, para que a indústria se torne mais competitiva.
O pinus sp. tem boas propriedades de aparência, mas propriedades estruturais limitadas. É abundante, tem apelo ecológico e responde bem ao manejo florestal. Esse produto se revelou um grande sucesso e hoje os maiores produtores de madeira serrada de pinus no Brasil são grandes produtores da cadeia de molduras. Tem-se