Relatório de Microscopia
Curso – 1º/2013
São João Del Rei, 12 de junho de 2013.
Introdução:
Nesta primeira prática no dia 29 de maio de 2013, tivemos noções básicas de como é o funcionamento de um microscópio, assim como são suas partes e como utilizá-las. Também observamos várias figuras com as diferentes lentes oculares.
Para estudar a célula dependemos de técnicas e instrumentos que foram e vem sendo desenvolvidos juntamente com as descobertas e o progresso da biologia celular. Desde a antiguidade já havia tentativas de reforçar a visão com o auxílio de dispositivos ópticos. A partir do século XIV, as lentes começaram a ser usadas comumente para corrigir defeitos de visão e como dispositivos de aumento.
O microscópio apresenta elementos mecânicos, de iluminação e óticos. Os componentes mecânicos são: base, joelho, braço, parafusos macro e micrométricos, canhão, revólver e mesa. Os elementos de iluminação são representados pelo espelho, condensador e diafragma. Já os componentes óticos são compostos por lentes oculares (ampliação de 10X) e objetivas (ampliação de 4X, 10X, 40X e 100X).
Materiais:
-Lâminas e lamínulas virgens;
-Papel com letras ‘O’ e ‘Z’(fonte Ariel, tamanho 8, 6, 4 e 2);
-Água;
-Pinça;
-Conta gotas;
Métodos:
- Preparação da lamina: Colocamos dois pequenos pedaços da folha contendo as letras na lâmina. Em seguida colocou-se uma gota de água utilizando um “conta gotas”. Depois deste processo, cobrimos a lâmina com uma lamínula pressionando-a e levando ao microscópio.
Resultados:
Aumento de 4x:
Conseguimos ver perfeitamente todos os tamanhos das letras Z e O (2, 4, 6,8), porém com algumas falhas na tinta da impressão.
Aumento de 10x:
Consegue-se ver perfeitamente os tamanhos (2,4) das letras Z e O, porém os tamanhos (6,8) perderam o foco. Pode-se ser observadas também, algumas falhas no papel. Aumento 40x:
Conseguimos ver nenhum tamanho perfeitamente (2, 4, 6,