relatorio de microscopia
GOIÂNIA
2014
1. INTRODUÇÃO
Para utilização do laboratório Microscopia devemos nos atentar sobre a segurança coletiva e pessoal. Alguns equipamentos EPI pessoal que são obrigatórios e de suma importância na vestimenta como:
Sapato fechado;
Calça comprida;
Uso de Jaleco de manga comprida;
Em alguns casos luva e óculos de proteção;
No caso de alguma contaminação ou contato acidental com algum produto químico devemos ter o cuidado de avisar imediatamente ao responsável do laboratório ou da atividade prática. Seguindo as normas de segurança do laboratório conseguimos cumprir com todos os objetivos da aula pratica evitando problemas desnecessários, por falta de cuidados básicos em manuseio com vidraria e equipamentos. Sempre que terminar de fazer a aula pratica deixar todas as vidrarias limpas, limpar as lentes objetivas do microscópio com álcool 70%, para evitar proliferação de bactérias. 2. OBJETIVO DA AULA PRÁTICA.
O objetivo da aula pratica serviu para aprendermos os procedimentos e todos os componentes do microscópio óptico, conseguirmos visualizar uma letra retirada de jornal com as diferentes lentes do microscópio óptico. Este microscópio possui 04 lentes objetivas para ampliação das imagens se dividindo em:
Lente objetiva 4x;
Lente objetiva 10x
Lente objetiva 40x
Lente objetiva de 100x (esta lente e de imersão como esta muito próxima da lamínula, devemos lubrificar com óleo de imersão para não riscar e danificar esta lente);
Após a utilização do microscópio, devemos limpar as lentes com álcool 70% com o auxilio de um algodão e dispensar a Lamina e lamínula em local apropriado para os técnicos de laboratório fazerem a limpeza e organização dos equipamentos e vidraria.
O microscópio e composto de alguns componentes e iremos descrever seu nome e qual função para melhor compreensão conforme figura 1.
Figura 1: Imagem do Microscópio Óptico Fonte: