Bailes da Terceira Idade em Belo Horizonte
Curso Superior em Jornalismo Multimídia
Bailes da Terceira Idade em Belo Horizonte
Belo Horizonte / Minas Gerais
1º Semestre / 2013
Centro Universitário UNA – ICA
Curso Superior em Jornalismo Multimídia
Bárbara Egídio
Leonardo Azevedo
Lucas Freitas
Luna Pontone
Meriane Menezes
Moniele Vilela
Thais Alves
Bailes da Terceira Idade em Belo Horizonte
Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação da disciplina Trabalho Interdisciplinar Dirigido, módulo IB, curso de Jornalismo Multimídia do Centro Universitário UNA – ICA.
Professor Orientador: Roberto Reis
Belo Horizonte / Minas Gerais
1º Semestre / 2013
Sumário
1. Introdução
O estudo apresentado tem como objetivo identificar, compreender e traçar um perfil da população da terceira idade em Belo Horizonte, os hábitos, costumes, vivências, e experiências desses idosos que frequentam bailes da terceira idade, e também verificar o aumento da população idosa e quais são os hábitos dos indivíduos pertencentes a ela.
O trabalho também discorrerá sobre a importância do conhecimento de algumas áreas específicas tais como: Antropologia, Fotografia, Mídias Digitais e Leitura e Produção de Textos para a elaboração, execução e interpretação do estudo de caso e apresentação dos dados.
1.1 Justificativa
O presente estudo tem sua relevância fundamentada no próprio conceito de estudo de caso, que de acordo com Ludke (1986):
O estudo de caso tem um campo de trabalho mais específico: é o estudo de um caso sendo este sempre bem delimitado e de contorno claramente definidos. O caso se destaca por se construir numa unidade dentro de um sistema mais amplo. Pode ser qualitativo ou não.
Nesse sentido, o estudo de caso possibilita identificar de forma sistemática o aumento da população da terceira idade em Belo Horizonte, que de acordo com o IBGE (CENSO 2010) era de 299,177 mil idosos e traçar um