Preconceito contra idoso
IX ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DA TERCEIRA IDADE DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL 23 A 26 DE OUTUBRO DE 2007
PROTAGONISMO x PRECONCEITO
Profª. Ivalina Porto Dra. em Psicologia Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG
PROTAGONISTA
• [Do gr. protagonistés.]
Substantivo de dois gêneros. 1.O primeiro ator do drama grego. [Cf. deuteragonista e tritagonista.] 2.Teatr. Cin. Telev. A personagem principal de uma peça teatral, de um filme, de um romance, etc. 3.Fig. Pessoa que desempenha ou ocupa o primeiro lugar num acontecimento.
PRECONCEITO
• [De pre- + conceito.]
Substantivo masculino. 1. Conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos; idéia preconcebida. 2. Julgamento ou opinião formada sem se levar em conta o fato que os conteste; prejuízo. 3. P. ext. Superstição, crendice; prejuízo. 4. P. ext. Suspeita intolerância, ódio irracional ou aversão a outras raças, credos, religiões, etc.: O preconceito racial é indigno do ser humano.
PRECONCEITO
• “Ter preconceito é assimilar as coisas com julgamento preestabelecido, fundamentado na opinião dos outros. Os preconceitos são as raízes de nossa infelicidade e sofrimento, pois deterioram nossa visão de vida como uma lasca que inflama a área de nosso corpo em que se aloja”. Santo Neto, sd.
PERCEPÇÃO DE PRECONCEITO
• O preconceito passa a integrar o conjunto de crenças e atitudes de uma pessoa. O que importa a uma pessoa influenciando seu comportamento não é a realidade como tal mas como ela supõe ou imagina que ela seja.
FORMAÇÃO DE ATITUDES E PRECONCEITOS
• Influências de grupos; familiar, social, político, educacional e outros; • Os papéis desempenhados tendem a ser reforçados e imitados; • A estabilidade dos preconceitos fica assegurada quando há uma base de sustentação social.
PRECONCEITO: