Trabalho
Envelhecer é um processo próprio do ser humano, que se inicia e perpassa ao longo da vida. Todos nós envelhecemos os mais jovens de hoje serão os mais velhos de amanhã. Esse processo pode ter uma qualidade de vida boa ou ruim. O trabalho pretende compreender a situação de violência de uma boa parte dos idosos que a população brasileira vivencia. O tema está vinculado ao acelerado crescimento da população idosa em quase todos os países, principalmente no Brasil.
Quando se fala em preconceito contra idoso, lembra-se de violência, pensa-se logo em violência física, porém não é a única, pois há inúmeras formas de violência mascarada. Ela também pode ser manifestada como psicológica, moral, sexual, econômica, familiar e social. Mesmo com as leis avançadas, inabilita sua importância como cidadão, porque pessoas idosas não querem mais do que as outras, querem um tratamento digno, independentemente de sexo, origem, raça, deficiência entre outras.
É fundamental garantir a participação dos idosos na vida social; participação essa como cidadãos em plenos direitos e desenvolver seu potencial. Pra eliminar a violência e o preconceito, é preciso valorizar a família, garantir a igualdade entre gêneros e criar mecanismos de proteção social. A nossa sociedade prioriza demais o novo e o velho é tratado como alguém sem futuro, vivendo de lembranças passadas já vividas como adulto e jovem.
PRECONCEITO CONTRA IDOSOS
Ao começarmos primeiramente deve-se conceituar o que é