Relatório de observação a fraternidade espírita charles pierre
O presente relatório faz parte das atividades propostas e obrigatórias da disciplina Conhecendo Ambientes Educativos, ministrada na Unisul Virtual aos alunos de Graduação em filosofia. O documento foi baseado nas observações e entrevistas realizadas em um Centro Espírita chamado Fraternidade Espírita Charles Pierre, situado à Rua P. R. G., 651 no bairro E. G. em Belo Horizonte/MG.
O local é uma das unidades do Grupo de Amparo Mansão de Luz – GAMALUZ, entidade filantrópica, ou seja, instituição que presta serviços à sociedade, principalmente à parcela mais carente, e que não tem fins lucrativos. O Grupo é uma instituição espírita com várias Unidades e com diferentes campos de atuação. A principal Unidade é a Fraternidade Espírita Charles Pierre, criada em 2001 e que tem, entre outras atribuições, a responsabilidade de formar os colaboradores do Grupo, ou fraternistas, como são chamados. A Fraternidade oferece cursos de Evangelho, Doutrina Espírita, Mediunidade, Passe, Evangelização Infantil, ballet, coral e de vários instrumentos musicais.
De acordo com os responsáveis, o GAMALUZ surgiu em 1993 através de um projeto transmitido por um espírito em estágio avançado de desenvolvimento. Desde então, o grupo realiza tarefas junto à sociedade com o objetivo de proporcionar aos participantes o seu desenvolvimento espiritual.
O objetivo desse relatório, portanto, é narrar de forma detalhada e sistemática as observações feitas no ambiente educativo, revelando a dinâmica das relações, missões e valores do referido ambiente. Concomitantemente a estas observações, pretendo realizar uma critica a situação observada.
2. JUSTIFICATIVA
Conforme nos ensina CATANEO (2009, p.18): o ambiente educativo contribui com o desenvolvimento humano e é um lugar de socialização e manifestação multicultural de indivíduos; de ampliação de horizontes culturais; onde aprendemos a conviver com as diferentes formas de agir, pensar e relacionar-se, tornando os