Relatório de Física Experimental (Empuxo)
Profº Nelson (Física Experimental 2)
Relatório: Experimento Nº 2 (Empuxo)
1) Introdução Ao entrarmos em uma piscina, nos sentimos mais leves do que quando estamos fora dela. Tal fato ocorre devido à ação de uma força vertical dirigida para cima. Essa força é denominada de empuxo. Denomina-se empuxo a força vertical, dirigida para cima, que qualquer líquido exerce sobre um corpo nele mergulhado. O Empuxo representa a força resultante exercida pelo fluido sobre um corpo. Como tem sentido oposto à força peso, causa o efeito de leveza no caso da piscina.
A unidade de medida do Empuxo no SI é o Newton (N).
Princípio de Arquimedes Foi o filósofo, matemático, físico, engenheiro, inventor e astrônomo grego Arquimedes (287a.C. - 212a.C.) quem descobriu como calcular o empuxo. Arquimedes descobriu que todo o corpo imerso em um fluido em equilíbrio, dentro de um campo gravitacional, fica sob a ação de uma força vertical, com sentido oposto à este campo, aplicada pelo fluido, cuja intensidade é igual a intensidade do Peso do fluido que é ocupado pelo corpo.
Diz a história que ele foi convidado pelo rei da sua cidade para resolver um problema: descobrir se a coroa que fora enviada para ser confeccionada por um ourives era de ou se tratava de uma mistura de outro metal. Arquimedes, em banho de imersão, descobriu a solução e, verificando que se tratava de um princípio geral, enunciou o princípio que leva o seu nome.
2) Objetivo Determinar o módulo Empuxo nos experimentos que se seguem de acordo com as condições apresentadas. Para isto, foi necessário coletar alguns dados, como o peso do corpo fora do líquido, a densidade de cada líquido usado. Utilizamos como fluidos nesse experimento a água (H2O), água com sal (H2O + NaCl) e álcool (C2H6O). Para este experimento foram utilizados os seguintes materiais: 01 dinamômetro (2N), 01