EMPUXO
ESCOLA DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
RELATÓRIO DA PRÁTICA 5 – EMPUXO
Elyna Fabiane Silva de Araújo
Leonardo de Lima Figueredo
Natália Carneiro dos Santos
Radameis da Silva Santos
Vitor Simões
Recife, 12 de Maio de 2014.
FACULDADE BOA VIAGEM - DEVRY
ESCOLA DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
RELATÓRIO DA PRÁTICA 5 – EMPUXO
Recife, 12 de Maio de 2014.
RESUMO
Você já percebeu que conseguimos carregar mais facilmente uma pessoa dentro d'água do que fora dela, no ar? Até parece que a pessoa fica mais leve quando imersa na água. O que ocorre é que existe uma força, conhecida como empuxo, que atua de baixo para cima, no sentido contrário ao da força da gravidade.
Apesar de a massa do corpo da pessoa que carregamos ser a mesma, dentro ou fora da água, o peso parece menor dentro d'água, pois o empuxo tem sentido contrário à gravidade, diminuindo nosso esforço ao carregar o corpo em questão.
É a composição entre essas duas forças, gravidade e empuxo, que determinará se um corpo afundará ou boiará em um meio líquido.
O Relatório da Prática 5 – Empuxo vem apresentar o valor do empuxo, que atua em um corpo mergulhado em um líquido, é igual ao peso do líquido deslocado pelo corpo.
LISTA DE FIGURAS
Figura Página
SUMÁRIO
Capítulos e seções Página
1. Introdução
Em física, o empuxo é uma força de reação descrita quantitativamente pelas segunda e terceira leis de Newton. Quando um sistema expele ou acelera massa em uma direção, a massa acelerada vai causar uma força de igual magnitude, mas em sentido oposto.
Pássaros normalmente conseguem empuxo durante o voo batendo suas asas.
Em engenharia mecânica, a força