animais
Como na Austrália e em outras parte do mundo, algumas das mais tóxicas serpentes peçonhentas na África não são necessariamente perigosas para o homem, ou porque são tímidas e evitam o contato, ou vivem em áreas remotas e não são amplamente distribuídas. Um exemplo disso é a boomslang, que tem um veneno muito tóxico, mas normalmente não é agressiva com seres humanos, ou amplamente distribuída em áreas povoadas.
Perigosas, mas importantes para o Ecossistema!
Embora essas serpentes possam representar perigo para os seres humanos, elas são uma parte essencial de seus ecossistemas locais. Elas são responsáveis por controlar a população de roedores, que podem ser muito mais perigosos para o homem, já que são portadores de várias doenças. Essas serpentes devem ser RESPEITADAS e EVITADAS, mas NUNCA devem ser mortas indiscriminadamente! Esses répteis incríveis devem ser protegidos e deixados na natureza para que façam o seu trabalho.
Como são muitas as espécies, selecionei 6 dentre as serpentes mais peçonhentas do continente africano:
Veja a galeria de fotos de serpentes peçonhentas da África.
Mamba-negra (Black Mamba), Dendroaspis polylepsis
A mamba-negra é a maior serpente peçonhenta da África, com um comprimento médio de cerca de 2,5 m, podendo chegar aos 4,3 m. É a segunda serpente peçonhenta mais longa do mundo, excedida em comprimento apenas pela cobra-rei. Seu nome é derivado da coloração negra dentro da boca, ao contrário da cor real da sua pele, que varia de verde-amarelado ao cinza