Animais
OMÉSTICOS E SELVAGENS - Idade: 04 e 05 anos - Duração: 45 minutos
Situação significativa: Partindo dos comentários das crianças sobre seus animais de estimação percebe-se a necessidade de trabalhar os animais domésticos.
Objetivos gerais:
- Conhecer os animais domésticos da turma;
- Conhecer a alimentação desses animais;
- Diferenciar animais domésticos de selvagens.
Objetivos específicos:
- Trabalhar com tipos de animais domésticos e selvagens;
- Escrita dos nomes dos animais;
- Ordem alfabética;
- Formação de frases;
- Separação de sílabas.
Linguagens:
- Linguagem oral;
- Linguagem visual;
- Linguagem escrita.
Avaliação: A avaliação será individual considerando a participação e interesse de cada criança.
Materiais didáticos utilizados:
-Papel pardo;
-Giz de cera;
-Fita crepe.
Conheça as diferenças entre animais silvestres ou selvagens e animais domésticos:
O que são animais silvestres ou selvagens?
São considerados animais silvestres (ou selvagens) todos os animais que vivem ou nascem em um ecossistema natural - como florestas, rios e oceanos. Existem animais silvestres nativos – brasileiros - e exóticos - de outros países. Lobo-guará, onça-pintada, mico-leão-dourado, piranha, boto, curió, papagaio e capivara são exemplos de animais silvestres nativos. São animais silvestres exóticos leão, tigre, elefante, pavão, canguru e outros animais que não fazem parte da fauna brasileira.
Existem também os animais da fauna nativa do Brasil que são criados em ambiente doméstico. Estes devem ser devidamente autorizado pelo IBAMA.
Animais domésticos são aqueles que não vivem mais em ambientes naturais e tiveram seu comportamento alterado pelo convívio com o homem. Os cavalos, por exemplo, são animais domésticos e dependem dos homens para alimentação e abrigo. Os homens, por sua vez, começaram a criar cavalos, pois precisavam deles para transporte. Por isso, dizemos que há uma relação de dependência