Biblioteconomia de aC à 1897
A grande biblioteca de antigamente foi a de Alexandria no Egito III a.C , onde haviam muitos manuscritos, mas foram queimados devido a uma guerra, pois bibliotecas naquele tempo eram símbolos de cultura e força de uma nação, o queimando significaria apagar da história tal nação.
Na idade média haviam três tipos de bibliotecas, as ministradas pela Igreja, mosteiros e outras ordens religiosas, as que eram das famílias reais e as de pessoas ricas que possuíam uma biblioteca privada, estes dois últimos casos foram a que deram surgimento às bibliotecas nacionais.
Ao passar do tempo a biblioteca e o bibliotecário ganharam um reconhecimento maior, sendo que no início o arquivo e o museu faziam parte dela, o que a dava mais status.
Com o surgimento da tipografia e depois da impressão dos livros conseguiu-se uma maior visualização da biblioteca na sociedade e ela consegue mais espaço.
Em 1876 a American Library Association é fundada nos Estados Unidos, onde se começa um novo sistema de como se trabalhar na biblioteconomia.
No ano de 1887 é criado um curso de 4 meses pelo Melvil Dewey, um dos criadores do método americano, e foi algo que chamou atenção das mulheres, porém em uma época onde elas não eram bem vindas no mercado de trabalho, mas Melvil Dewey ignorou as ordens da Universidade a qual trabalhava Columbia e abriu as portas para as mulheres.
Em 1893 é criada a British Library Association e nesta mesma época que o país percursor da biblioteconomia a França, começa a formar seus primeiros bibliotecários.