Principio de arquimedes
O relatório Princípio de Arquimedes que foi elaborado pelo aluno Igor Henry, após realizar experimento na disciplina de física experimental I, ministrada pela professora Cleide na Universidade Federal de Campina Grande, está organizado em três partes – introdução, procedimentos e análises, e conclusão, excetuando os elementos pré-textuais.
Na introdução Igor descreve o objetivo do experimento, que foi determinar o valor do empuxo exercido pela água sobre um corpo de forma cilíndrica comparando os valores experimentais e teóricos. Também lista os materiais utilizados e demonstra a montagem do experimento.
Nos procedimentos e análises Henry relata a seqüência de procedimentos que o mesmo fez para a execução do experimento. Ele informa todos os pesos, alturas e diâmetros encontrados, além de desenhar o diagrama de corpo livre para o cilindro metálico. Em seguida são informados as fórmulas necessárias e um breve comentário do que significa e onde serão utilizadas as medidas obtidas, determinando o valor experimental do empuxo e o erro percentual do experimento.
Na conclusão o experimentador conclui que o empuxo é igual ao peso do volume do líquido deslocado e mostra, a partir dos cálculos, que o erro experimental é pequeno, comprovando – implicitamente a eficácia do experimento. Conclui, também, que para um melhor resultado do empuxo, deveria ser utilizado ou água destilada ou um barbante de massa mais desprezível para a suspensão do cilindro metálico.
Considerando que esse se trata de um relatório experimental dirigido apenas para a orientadora e seguindo os passos dados pela mesma, seria desnecessário um aprofundamento teórico ou até mesmo um trabalho mais elaborado.
Apesar de objetivo, e não possuir elementos pós-textuais trata-se de um relatório compreensível para professores e alunos interessados no estudo do Princípio de