Economia
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
Campo Mourão – Mestrado Interinstitucional
Prof. Dr. Armando João Dalla Costa
Mestranda: Janete Probst Munhoz
1- TITULO
Propriedades orgânicas ou agroecologica, parcerias visando uma alternativa para promover o desenvolvimento local no município de Turvo no Paraná.
2. TEMA
A influencia da inovação agroecologica - plantio de espécies nativas e exóticas - como um fator relevante para promoção do desenvolvimento local no município de turvo no Paraná.
3- INTRODUÇÃO O Município de Turvo, objeto do estudo, sempre se caracterizou por ser um município muito carente, tendo sua economia baseada na agricultura e extrativismo. Na década de 60 à 70, se destacou pelo extrativismo da erva-mate e principalmente pela exploração da madeira, que existia em abundancia no Município, sendo a agricultura mantida a nível de subsistência (milho, feijão, arroz, mandioca e pequenos animais, com algum destaque para a criação de suínos de maneira extensiva). Sua evolução até os dias atuais, foi apenas a mecanização de algumas propriedades, agregando a produção em escala, porém não foi um fator que significou grandes mudanças para este município, elemento que pode ser confirmado através dos indicadores sociais, tais como PIB, renda per capta, IDH, IPH, entre outros. Porém projetos desenvolvidos pelo terceiro setor tem alterado o ciclo normal da fazenda, ou seja, alternativas diferenciadas tem mudado o curso codificando a possibilidade de com pequenas inovações e/ou alterações de cultivo de modo que não só promovam a mudança dos indicadores social como fomentem o crescimento local. Neste contexto o presente projeto pretende estudar as mudanças ocorridas nas pequenas propriedades rurais desde a implantação do projeto, bem como analisar a viabilização do crescimento deste viés para mais famílias de modo a promover o desenvolvimento local e gerar renda.
4- PROBLEMA
A agricultura é