Relatório de funções inorgânicas
DCET – Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia
REAÇÕES ENVOLVENDO AS FUNÇÕES INORGÂNICAS
Por: Clézia Carvalho do Amparo Cruz e Mariana Lima Pedreira Ramos.
Março - 2011
Ilhéus – Ba
Universidade Estadual de Santa Cruz
REAÇÕES ENVOLVENDO AS FUNÇÕES INORGÂNICAS
Relatório solicitado pela professora Miriam Sanae Tokumoto como cumprimento das atividades da disciplina Química Geral II.
Ilhéus – Ba
RESUMO
Uma reação química é um processo que há sempre como conseqüência uma modificação da interconexão de substâncias químicas. A substância ou as substancias envolvidas no inicio da reação são chamadas de reagentes. As substancias obtidas após as reações são os produtos. As reações químicas são normalmente caracterizadas por uma modificação química e fornecem um ou mais produtos diferentes dos reagentes.
1. INTRODUÇÂO
Substâncias químicas são classificadas como orgânicas e inorgânicas. As orgânicas são aquelas que possuem cadeias carbônicas e as inorgânicas são as que não possuem. As substâncias inorgânicas são divididas em quatro grupos, ácidos, bases, sais e óxidos, chamados de “funções inorgânicas”. Um ácido é um composto capaz de fornecer íons de hidrogênio, H+, em solução aquosa. Uma base é um composto capaz de fornecer íon hidróxidos, OH-, em solução aquosa. Sal é todo composto que em solução aquosa possui pelo menos um cátion diferente do H+, e pelo menos um ânion diferente do OH–. Podemos também afirmar que sal é um composto obtido pela neutralização de um ácido por uma base. Óxidos são compostos binários onde o elemento mais eletronegativo é o oxigênio. Assim, qualquer outro elemento, com a exceção do flúor (que é mais eletronegativo que o oxigênio), reage com oxigênio formando óxidos. Alguns óxidos reagem com água