Logística
Apurando o custo logístico básico
Tradicionalmente se identifica como custo logístico a somatória do custo de transporte, custo de ar¬mazenagem e custo de manutenção de estoque. Mas será que com essa informação você sabe apurar o Custo Logístico de sua organização?
Teremos em cada ambiente empresarial o detalhamento de diversos custos que podem compor a lo¬gística específica de cada negócio.
Nosso intuito não é desenvolver uma regra definitiva, mas um indicativo de quanto custa a operação logística e dar ao aluno um ponto de partida para apurar seus custos específicos.
Para realizar os cálculos, partiremos de três tipos de custos.
1. - Custo de Armazenagem
Em primeiro lugar, é bom esclarecer que este custo envolve a armazenagem (almoxarifado) para matérias-primas e embalagens (produtos acabados).
Terá de considerar: salários, horas-extras, encargos sociais, assistência médico-dentária, ces¬ta básica, transporte de funcionário, material de consumo (limpeza e segurança), aluguel de imóveis, depreciação de equipamentos, depreciação de imóveis, manutenção (peças de re-posição/serviços), impostos/taxas/associações de classe, manutenção (limpeza), restaurante, RH, mão-de-obra contratada, impresso/material de escritório, despesa com seguro, energia e compra de bens duráveis.
Caso exista mais algum item, acrescente.
2. - Custo de Manutenção de Estoque
Terá de pegar o saldo médio de estoque de cada item e multiplicar pelo custo de fabricação. Chegará a um subtotal. Some o subtotal de todos os itens e multiplique pelo (x,x) % ao mês. Este (x,x) é o índice com que o Financeiro da sua empresa trabalha.
Multiplicar o resultado por 12 meses. Se trabalhar em dólar, multiplicar pelo valor do dólar vi¬gente. Desta maneira, chegará ao valor de Manutenção de Estoque.
3. - Custo de Transporte
Se o transporte na sua empresa for terceirizado, considere o valor total pago ao(s) terceiro(s).
Se for frota própria, considere como