Relatório de Experimento Pilha de Limão
Eletroquímica é um ramo da química que estuda todos os processos químicos que envolvem reações de oxidação e redução entre substâncias, logo, a transformação de energia química em energia elétrica. Quando um processo químico ocorre espontaneamente produzindo corrente elétrica ou produzindo diferença de potencial entre dois polos, é chamado de pilha ou bateria. Analogamente, quando o processo químico ocorre de forma não espontânea, este é induzido por uma corrente elétrica de uma fonte externa, tal processo é denominado eletrólise.
OBJETIVO
Produzir energia elétrica através de material orgânico. É possível produzir uma pilha utilizando limão; pois o limão possui em seu interior soluções com cátions e ânions, isto é, espécies químicas com cargas positivas e negativas, respectivamente, e que podem sofrer migrações se estabelecida uma conecção, gerando corrente elétrica.
Parte Experimental
Materiais e reagentes:
04 Limões
04 Moedas brilhantes de cobre (usamos moedas de 5 centavos de real)
04 Pregos banhados a zinco
04 Fios de rede
01 Estilete
01 lâmpada LED
01
Método
01 Faça dois pequenos cortes na casca do limão e enfie em cada um a placa de cobre e a placa de zinco (os metais não devem se tocar);
02 Com o prego e o martelo, faça um furo na parte de cima de cada uma das placas e passe o fio de cobre por ele, enrolando-o bem e deixando-o bem em contato com a placa. A outra extremidade de cada um dos dois fios deve ser ligada à lâmpada.
03 Observe a lâmpada se acender.
Resultado
Foi observado que o suco de limão é uma espécie química com cargas positivas e negativas. Montado o experimento com os materiais necessários, observa-se que podemos usar essa energia contida no limão para ligar aparelhos que exigem pouca carga elétrica.
02
Conclusão
Com o objetivo alcançado no experimento com o limão, permitiu a perfeita compreensão do mecanismo que gera energia neste tipo de pilha.
A partir dos resultados