Relatório de estágio - educação musical
Centro de Ciências Sociais e Educação
Curso de Licenciatura Plena em Música
Patrícia Garcia Ribeiro
A Educação Musical na Escola de Ensino Básico
Belém- PA
2013
A Educação Musical na Escola de Ensino Básico
Relatório apresentado como requisito de avaliação na disciplina de Estágio Supervisionado II. Sob a orientação da Profª Sonia Maria Reis Blanco.
Belém
2013
INTRODUÇÃO
Ao falarmos de Educação Musical nas escolas regulares, não podemos esquecer a trajetória que esta desenvolveu em nosso país, percebemos que “[...] em cada momento se concebeu uma proposta para música na escola, estabelecendo valores e conceitos que se completam ou se contrapõem” (FIGUEREDO, 2011, p. 6). O que importa é o fato de que a música vem ganhando espaço dentro do contexto da educação básica.
Com a Lei 11.769/08 um grande avanço foi dado na questão do currículo, a música já se fazia presente nas escolas, mas era necessária uma organização (profissionais qualificados, conteúdos, metas, atividades). “[...] o que se pretendeu com esta nova legislação foi a garantia de uma educação musical com qualidade, acessível a todos os estudantes brasileiros” (ibidem, p.15).
O ambiente escolar é marcado pela diversidade e o professor, como profissional, tem o papel de fazer a mediação, a intercessão entre os saberes, assim como proporcionar experiências, vivências musicais, buscando também o conhecimento ‘extra’ trazido pelo aluno. Este ambiente torna-se propício ao ensino de música, devido encontrar-se uma comunidade com preferências/gostos musicais, e uma necessidade de compartilhamento de fatos sonoro-musicais que fazem parte do cotidiano das pessoas.
[...] ao compartilhar música as pessoas asseguram um espaço social individual e coletivo [...] ao compartilhar suas músicas o ser humano garante espaços de convivência e