Relatório de estagio em unidade de alimentação e nutrição (UAN)
Custo per capto das refeições servidas no Hospital Municipal São Pedro de Alcântara
Renata Menezes de Souza Silva
Rio de Janeiro, agosto de 2012
INTRODUÇÃO
As Unidades de Alimentação e Nutrição tem como objetivo principal preparar e fornecer refeições equilibradas em nutrientes de acordo com o perfil de cada clientela. As Unidades de Alimentação e Nutrição muitas das vezes são gerenciadas por Nutricionista, responsáveis por todo o funcionamento da Unidade, desde a aquisição da matéria-prima, pessoal, estoque, custo, e produção até a sua distribuição. (BARBOSA, Et AL, 2006)
Um grande desafio de um gerente de uma Unidade de Alimentação e Nutrição é o controle financeiro. O controle financeiro vai determinar o custo de uma refeição, através da soma dos gastos necessária a produção de alimentos e sua distribuição.
O custo dos gêneros soma os valores dos gêneros alimentar e não alimentar, utilizados na produção das refeições. O custo pode ser direto e indireto: O custo direto é o gasto relacionado diretamente ao produto fabricado ou serviço prestado. O custo indireto é o gasto que não contribui de forma direta para a fabricação dos produtos. (CHIAVENATO, 2005).
O sistema de compras influi diretamente sobre preços dos gêneros alimentares, os benefícios vão desde o prazo das entregas até a qualidade da matéria-prima, que está diretamente relacionada com o rendimento, fator de correção e cocção.
O estoque deve ser abastecido de acordo com o cardápio proposto, pois o excesso pode alterar o planejamento e elevar o custo final e ocasionar em prejuízos. (MEZOMO. Iracema, 1994).
O cardápio é uma ferramenta primordial, para o processo de produção, servindo com um instrumento gerencial para a administração da Unidade de Alimentação e Nutrição, outra ferramenta muito importante