Relatório de Eletroforese
Secretaria da Educação, da Cultura e dos Desportos
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
Campus Avançado “Prof.ª Maria Elisa de Albuquerque Maia”- CAMEAM
Curso de Enfermagem – CEN
Disciplina: Biologia / 1º Período ELETROFORESE
3. Discussão dos seguintes pontos: A. No que consiste a eletroforese? Qual o princípio do método?
A eletroforese é uma técnica de separação de moléculas que envolve a migração de partículas em um determinado gel durante a aplicação de uma diferença de potencial. Consiste em montar uma cuba eletroforética utilizando uma caixa plástica, chapas metálicas, garras tipo “jacaré”, fios de cobre, carregador de pilha, interruptor e pilhas grandes. Sobre a caixa plástica foi preparada gelatina (vermelha), afim de migrar as moléculas e posteriormente a sua distribuição por todo o meio. Em alguns casos o formato da molécula também influi, pois algumas terão maior facilidade para migrar pelo gel. E tem como princípio converter a corrente alternada em corrente contínua.
B. Qual a função da gelatina? Em laboratórios de pesquisa, qual o material que a substitui? Na prática eletroforética caseira utiliza-se improvisadamente a gelatina como meio gelatinoso (aquoso), para que as moléculas possam fluir livremente em direção ao ponto negativo ou positivo. Em práticas laboratoriais se faz o uso de materiais apropriados como: gel de agarose ou gel de poliacrilamida.
C. Como se dá o padrão de migração dos fragmentos? Explique. A migração se dá, da seguinte forma as moléculas são separadas de acordo com o seu tamanho, pois as de menor massa irão migrar mais rapidamente para as de maior massa. Moléculas com carga negativa migram para o pólo positivo (ânodo) e moléculas com carga positiva migram para o pólo negativo (cátodo). A carga líquida das moléculas é