Relatório aula prática de Eletroforese
Data: 22/09/2014
Nota:
Disciplina: TGL
Professora: Daniela Pinheiro
Classe: 1 anc B
Conteúdo: Aula Prática Eletroforese
AULA PRÁTICA – ELETROFORESE
Eletroforese de Hemoglobina e Eletroforese em Gel de Agarose para PCR
PRINCÍPIO DO TESTE
O termo eletroforese foi criado por Michaelis em 1909, para descrever migração de colóides sob a influência de um campo elétrico.
A eletroforese visa à separação de moléculas em função de suas cargas elétricas, de seus pesos moleculares e de suas conformações, em suportes porosos (géis) e soluções-tampões (estabilizam o pH do meio e permitem o fluxo de corrente elétrica).
Em razão das proteínas serem substâncias anfóteras, (mudam de cargas em função do meio que estão) é indispensável manter constante o pH do meio durante a eletroforese, através do uso de soluções-tampão para não gerar cargas, as quais podem interferir na corrida.
Seu princípio é simples: moléculas de carga negativa migram para o pólo positivo, e moléculas com carga positiva migram para o pólo negativo.
A voltagem aplicada deve ser adequada para separar o mais rapidamente possível, antes que a difusão espalhe os componentes. Voltagem muito alta, porem, aquece o sistema e prejudica a separação
Tipos de Suportes : Papel de Filtro
Acetato de celulose, Gel de Agarose,
Gel de Poliacrilamida
Eletroforese de Hemoglobina
A eletroforese de hemoglobina (Hb) é provavelmente o método laboratorial mais útil para separação e medição de hemoglobinas normais e algumas anormais. Por meio da eletroforese, são separados diferentes tipos de Hb formando uma série de bandas distintamente pigmentadas em um meio (acetato de celulose ou gel de amido). Os resultados são então comparados com aqueles de uma amostra normal.
As hemoglobinas A, A2, S e C são rotineiramente verificadas, porém o laboratório