Relatório biomol
Relatório de Aula Prática
Extração de DNA e Eletrofrorese
12/09/14
Alunos: Arthur Fernando Veronez de Sousa, Lucas Andrade Oliveira, Lucas Rodrigues, Silmar Joriatti.
I – Introdução:
O DNA, molécula onde se encontra a informação genética, é composto por monômeros chamados nucleotídeos. Cada nucleotídeo é formado por uma molécula de ácido fosfórico, uma pentose, (desoxirribose), e uma base nitrogenada, podendo variar em quatro classes: adenina (A); guanina (G); timina (T); citosina (C). Estas, estão distribuídas em dois grupos:
I – Purinas Adenina e Guanina
II - Pirimidinas Timina e Citosina.
O DNA tem sua estrutura molecular constituída por duas fitas paralelas, enroladas para a direita em forma de dupla hélice. A ligação do açúcar-fosfato ocorre de tal forma que a posição 3’ da molécula de açúcar liga-se ao grupamento fosfato, o qual liga-se à posição 5’ da molécula de açúcar subseqüente. Observa-se que as duas fitas ocorrem em direções opostas – enquanto uma fita dar-se de 5’a 3’, a outra ocorre de 3’ a 5’, por essa razão chamadas de antiparalelas.
Nessa aula prática, tivemos uma prévia de eletroforese no qual metade dos alunos que estavam na bancada, deveriam ficar observando e a outra parte fazendo a extração do DNA. A prática de eletroforese será descrita totalmente no fim deste relatório. Já a extração do DNA foi feita através da maceração de um pedaço cortado do mamão ao objetivo de ‘’destruir’’ as células e assim ‘’liberar’’ o DNA. Esse DNA posteriormente deveria ser misturado com um corante específico e pipetado nos poços do gel de agarose presente na cuba de eletroforese. Após a deposição do DNA nos poços começaríamos com a corrida de eletroforese. Como todas as bandas possuíam a mesma quantidade de DNA era esperado que após certo tempo de corrida, as mesmas bandas estivessem alinhadas, pois possuíam o mesmo peso molecular.
*Essa aula, exigia um conhecimento prévio de PCR e