Plano de aula sobre eletroforese
Fase: 4ª fase/semestre: 2014/2° Numero de créditos: 04
Carga horaria – Hora aula: 72h/a Carga horaria – Hora relógio: 60h
Professora: Eliane Gonçalves dos Santos
PLANEJAMENTO ESCOLAR – PLANO DE AULAS
1- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Nome: Iasmim Machado, Thiago Smaniotto. Escola: Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Cerro Largo. Professora Titular/Regente: Eliane Santos. Componente Curricular: Pratica de Ensino em Ciências/Biologia IV/ Laboratório de Ensino de Ciências. Semestre: 4°. Numero de aulas: 2. Conteúdo: Biologia molecular e Biofisica. Titulo da Aula: Eletroforese em géis de agarose e poliacrilamida.
2- CONTEXTO DA AULA: A aula iniciara com uma parte teórica que consiste em 1h/a, onde abordaremos os conceitos que serão utilizados na segunda parte, que será a parte pratica, fechando as 2h/a. O ensino partirá de como, e porque a utilização dá ELETROFORESE é importante na separação das proteínas, e, moléculas de DNA e RNA.
3- OBJETIVOS DO ENSINO/AULA: O objetivo da aula consiste em verificarmos a importância e os benefícios que a ELETROFORESE trouxe com a sua utilização. Quais os objetivos que nos levam a utilizar a mesma para os fragmentos de proteínas, e, moléculas de DNA e RNA. Os tipos de soluções tampões utilizadas, e os géis que são necessários para a cuba. E os cuidados que devemos tomar ao utilizarmos a ELETROFORESE, com as variáveis de tempo, temperatura, e as cargas a serem utilizadas, quais as grandezas de cargas a serem utilizadas.
4- CONTEUDOS DO ENSINO: O conteúdo se baseara em: A carga das partículas; As condições elétricas; As circunvizinhanças da partícula; Fatores que influenciam a mobilidade eletroforética; Força iôntica; Temperatura; Condições elétricas. Efeitos indesejáveis da eletroforese; Adsorção; Eletroosmose; Tortuosidade; Efeito barreira; Calor.
5- METODOLOGIA: A fonte de eletroforese foi construída em um circuito