Relatorio de citologia
Ciências Biológicas – Bacharelado
Disciplina Biologia celular. Orientadora Vanessa
Relatório de Biologia Celular
Acadêmica: Cindy Luizi Barbosa
Santo Ângelo, julho de 2015
Aulas práticas
Procedimento
Desenhar e identificar a especialidade da membrana plasmática do tecido epitelial pesquisado
Prática 01
Tecido epitelial do intestino Aumento: 400X
Especialidade da membrana plasmática da célula epitelial do intestino: Observamos microvilosidades. Estas microvilosidades são projeções da membrana que fazem com que a superfície celular possa absorver muito mais substancias em um curto período de tempo. No intestino ajuda nas absorções dos nutrientes e da água.
Prática 02
Tecido epitelial do útero
Aumento: 400X
Especialidade da membrana plasmática da célula epitelial do útero: observamos cílios. Estes cílios possuem axonema, o que permite o seu movimento, fazendo com que o material na superfície das células seja transportado. No útero auxilia na locomoção do óvulo.
Prática 03
Tecido epitelial da traqueia
Aumento: 400X
Especialidade da membrana plasmática da célula epitelial da traqueia: observamos cílios. Como já citamos prática 02, contribuem para a movimentação celular. Na traqueia as partículas inaladas são capturadas pelo muco produzido pelas células caliciformes e este muco é deslocado pelos cílios em direção à faringe, onde é deglutido.
Como se estuda a célula?
Microscópio óptico
Polarização
A microscopia de polarização explora as propriedades da luz polarizada para identificar e caracterizar a estrutura e propriedades de materiais.
Emprega um feixe de luz polarizada que nos permite analisar alguns aspectos da organização celular do tecido. O filtro polarizador está posicionado abaixo do condensador e é através dele que a luz torna-se polarizada. Já o filtro analisador colocado entre as lentes objetivas e as oculares verifica o efeito das